Mantendo o seu capacete limpo

O capacete é um item de segurança obrigatório para quem utiliza veículo de duas rodas. Mesmo sendo a melhor opção na prevenção de eventuais acidentes, o equipamento pode ser um forte aliado na transmissão de doenças. O compartilhamento do equipamento pessoal com outras pessoas junto à falta de higienização pode trazer doenças respiratórias graves, piolhos, micose e até algum tipo de alergia. O ideal é mantê-lo limpo e não compartilhar com outras pessoas.

A Designer Gráfica, Jussara Schimidt, utiliza o equipamento de segurança individualmente, não deixando outras pessoas utilizarem o mesmo. “O que vejo muito, são pessoas usando capacetes de pessoas próximas, até crianças usando capacetes de pessoas adultas. Em minha opinião, é que na maioria das vezes as pessoas acham que é algo para não tomar multa, do que algo que realmente protege”, completa.

Para quem anda de motocicleta todo dia, o verão é uma das épocas mais difíceis para se usar o equipamento, devido ao aumento da temperatura, pois o calor provoca o excesso de transpiração nos usuários. Por outro lado, as temperaturas baixas do inverno provocam maior incidência de gripes e resfriados, exigindo mais cuidado com a higiene do acessório de segurança.

“Dirijo motocicletas há seis anos e me preocupo muito com a higiene do capacete, principalmente nas bochecheiras e viseiras. Quando uso maquiagem, boa parte dela sempre fica na bochecheira. Já a viseira, insetos sempre batem de frente, deixando sujas e embaçadas”, conclui Jussara.

O tempo de vida do equipamento é de três a cinco anos, por isso é bom mantê-lo conservado. Manter um capacete limpo é algo simples, mas exige alguns cuidados para não danificar o produto. Para as limpezas regulares da viseira e parte externa, utilize um pano macio umedecido com água morna e detergente neutro. Deixe secar a temperatura ambiente. Para limpeza do forro interno, se o forro for removível, limpe com detergente neutro, caso queira colocar na lavadora de roupas, é recomendável utilizar a opção “roupa delicada”. Lembre-se que os capacetes da EBF possuem forros removíveis para facilitar a limpeza e manutenção.

Para dar um brilho na parte externa do seu capacete você poderá encerar como se fosse uma lataria de carro. Os modelos com pintura fosca devem ser limpos apenas com uma flanela umedecida em água. Evite o uso de hidrocarbonetos e solventes, pois podem danificar os componentes. Para maior durabilidade do seu capacete EBF, a dica é sempre deixar em algum lugar arejado.

Aprenda passo a passo como retirar o forro removível do seu capacete EBF: